Buriti dos Montes é aprovado mais uma vez com o título de Selo UNICEF - Edição 2017/2020

Com mais essa conquista Buriti dos Montes contabiliza 3 aprovações no Selo Unicef, O município vem se destacando a cada edição.

Por Antonio Cruz 08/12/2020 - 17:02 hs
Foto: Facebook Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) concedeu nesta terça-feira, 8 de dezembro o Selo Unicef a 431 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, no estado do Piauí foram 182 municípios participantes e 59 certificados. O município de Buriti dos Montes foi um desses município certificado nesta edição 2017/2020.  Assim o município vira destaque entre os participantes e contabiliza a 3ª vez que é aprovada com o título do Selo Unicef.

Ao longo de sua trajetória, a metodologia do Selo UNICEF já gerou resultados importantes em Buriti dos Montes em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.

Pela 3ª vez certificado pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância e Adolescência, em 2017, Buriti dos Montes assumiu o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população em seu território, sempre de forma participativa. Buriti dos Montes também se comprometeu a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários, o que ocorreu em junho de 2018 e junho de 2020.

Para isso acontecer, a prefeitura e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) mobilizaram pessoas e organizações dos diversos setores da sociedade civil, tais como crianças, adolescentes, famílias, escolas, serviços públicos, conselheiros tutelares, grupos religiosos, culturais e esportivos, veículos de comunicação e empresas, num movimento indispensável para o sucesso da iniciativa.

Parabenizamos a gestão municipal de Buriti dos Montes em nome de Valmi e Lurdinha, parabenizamos o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em nome do professor Marcos Luhan, parabenizamos a todos os profissionais das secretarias de Educação, Assistência Social, saúde e Finanças, Conselho tutelar e de Direitos, Núcleo de Cidadania Adolescente, Centro de Referência da Assistência Social. Enfim, a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para que certificação de Buriti dos Montes fosse real.

CERTIFICADO SELO UNICEF – 2017/2020

Ao todo, 1.924 municípios de 18 estados participaram desta edição do Selo UNICEF e firmaram o compromisso de assegurar os direitos de 16 milhões de crianças e adolescentes. Eles buscaram, dentre outras coisas, garantir mais acesso ao pré-natal, mais bebês com registro de nascimento, mais crianças na escola, aprendendo, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas que impactam suas vidas. 

Ao participar do Selo UNICEF, os municípios se empenharam em garantir os direitos de crianças e adolescentes através de uma série de ações realizadas no âmbito da administração local. Como resultado, eles conseguiram, por exemplo, reduzir o atraso escolar, ampliar o acesso de gestantes ao pré-natal, garantir a certidão de nascimento a meninos e meninas no primeiro ano de vida sem registro civil e promover a participação de adolescentes nos processos de decisão política.  

 Prefeitura de Buriti dos Montes “Um compromisso com você”

 


Edição Portalburti.com

Com informações do ASCOM – Buriti dos Montes