BURITI DOS MONTES SE DESTACA MAIS UMA VEZ NOS RESULTADOS DO IDEB.

Mais uma vez a cidade de Buriti dos Montes é destaque no cenário estadual e nacional da educação

Por Portalburiti.com 15/09/2020 - 23:29 hs
Foto: Foto reprodução
BURITI DOS MONTES SE DESTACA MAIS UMA VEZ NOS RESULTADOS DO IDEB.
imagem da Secretaria de Educação de Buriti dos Montes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje, dia 15 de setembro, o resultado do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que funciona como um indicador nacional da qualidade da educação pela sociedade, possibilitando a comunidade escolar acompanhar e reivindicar melhorias para a área.

Desde a criação do IDEB em 2007, o município de Buriti dos Montes, a cada etapa da avaliação que ocorre de dois em dois anos, vem apresentando significativa evolução, superando as metas projetadas pelo Ministério da Educação (MEC) e se destacando entre os melhores resultados do Estado do Piauí. Em 2019, Buriti obteve média de 6,8 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (E.F) e 6,5 nos anos finais. 

O IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep (Prova Saeb). Desse modo, não basta o município fazer a aprovação automática para melhorar o índice, é necessário assegurar aprendizagem compatível com a série. Nesse aspecto, Buriti dos Montes vem se destacando no cenário estadual e nacional, ocupando o 1º lugar do Piauí em proficiência em matemática (9º ano) e o 27º lugar do Brasil entre as redes municipais, num contexto formado por 5.568 municípios.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria de Lourdes Soares da Silva, os resultados se devem principalmente ao compromisso de todos os educadores da Rede Municipal de Educação aliado a investimentos em condições de trabalho, melhoria da infraestrutura escolar, implementação da proposta curricular, acompanhamento pedagógico, práticas bem sucedidas de gestão escolar, entre outros aspectos, sendo a formação de professores um dos eixos mais importantes.


Texto: SEMEC - BM

Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes

“Um compromisso com você”

• ASCOM - BM