Falta de energia em Buriti dos Montes causa indignação na população

População cobra melhorias na energia elétrica

Por Portalburiti.com 27/11/2019 - 15:24 hs
Foto: Junior Morais
Falta de energia em Buriti dos Montes causa indignação na população
Escuridão

Parece notícia repetida, mas infelizmente não é, o portalburiti.com vem mais uma vez a pedido dos populares noticiar as contantes quedas de energia elétrica na cidade, além das oscilações que passaram a ser diárias. Moradores do município de Buriti dos Montes já não suportam mais a atual situação e estão insatisfeitos com a baixa qualidade da energia elétrica fornecida pela empresa EQUATORIAL. Segundo os consumidores, que vem somando prejuízos devido as constantes oscilações e interrupções de energia, só na última semana foram registrados vários apagões, alguns com duração de praticamente doze horas.


Em um levantamento realizado pela nossa equipe, muitos comerciantes estão tendo prejuízos irreparáveis, o que afeta diretamente na renda mensal. Consumidores que além das perdas materiais vivem constantemente passando por constrangimento principalmente durante a noite. “Estamos em uma época do ano que não tem como dormir sem ar-condicionado ou um ventilador, são muitos pernilongos, nossas crianças sofrem ainda mais” – Comentou uma moradora.

Televisões e computadores não ligam, computadores queimando, luzes não acendem, etc.


Os Blecautes vem se tornando ainda mais comuns na cidade, uma nota da empresa explicou que a rede estava passando por manutenção, mas que após a religação na Linha 69KV (Linha inaugurada a pouco tempo)  tudo voltaria ao normal. Só que já estamos há semanas sofrendo com a mesma situação, órgão públicos e privados não estão conseguindo desenvolver suas atividades rotineiras. Pra piorar a população continua reclamando do aumento nas contas de energia, e avisos constantes de corte em residências que possuem apenas um talão de energia. A população grita e clama pelos que a representam, passou da hora de fazer algo e agir pelo bem do povo.

Confira alguns direitos do consumidor:

Se a data de vencimento da sua conta de luz não atende a sua necessidade, basta solicitar a mudança a sua distribuidora. Ela tem a obrigação de oferecer seis opções, pelo menos. Esse direito é garantido pela Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010 (Art. 124, parágrafo 2º). 

Sua conta de luz está chegando muito perto da data de pagamento? Entre em contato com a sua distribuidora. Ela deve tomar providências para que a conta chegue ao seu endereço pelo menos cinco dias antes do vencimento! Esse direito é garantido pela Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010 (Art. 124), que define os direitos e deveres do consumidor de energia.


Você precisa falar com a sua distribuidora? Então é só ligar! Ela precisa estar preparada para atender por telefone a todo momento, gratuitamente, dentro da área de concessão ou permissão, para a solução de problemas emergenciais. Esse direito é garantido pela Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010 (Art. 183), que define os direitos e deveres do consumidor de energia.

Às vezes, é necessário que a sua distribuidora desligue o fornecimento de energia elétrica na sua vizinhança para alguma manutenção na rede. Nesses casos, ela deve avisar no mínimo 72 horas antes, por meios de comunicação acessíveis à população. Esse direito é garantido pela Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010 (Anexo IV, Cláusula 2ª, subitem 18), que define os direitos e deveres do consumidor de energia.

É direito do consumidor ser ressarcido por valores cobrados e pagos indevidamente, acrescidos de atualização monetária e juros. Isso vale não apenas para a conta do mês corrente, mas dos últimos 36 meses imediatamente anteriores à constatação do erro. Esse direito é garantido pela Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010 (Art. 113), que define os direitos e deveres do consumidor de energia.

As informações solicitadas pelo consumidor devem ser prestadas pela distribuidora de forma imediata. Já as reclamações devem ser solucionadas em até 5 dias úteis a contar da data do protocolo, ressalvados os serviços e situações com um prazo de execução específico. Esse direito é garantido pela Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010 (Art. 197), que define os direitos e deveres do consumidor de energia.

Se um problema de energia elétrica causar defeito ou mau funcionamento em um aparelho da sua casa, você tem até 90 dias para solicitar o ressarcimento à distribuidora. O pedido pode ser feito pelo atendimento telefônico, nos postos de atendimento, via internet ou por outros canais de comunicação da distribuidora. Esse direito é garantido pela Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010 (Art. 204), que define os direitos e deveres do consumidor de energia.

Confira o vídeo na íntegra!



https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3020904281273067&id=100000605752127