Entrevista com o Prefeito de Buriti dos Montes Valmi Soares

Entrevista exclusiva com Valmi Soares, prefeito de Buriti dos Montes

Por Portalburiti.com 09/01/2019 - 16:25 hs
Foto: Junior Morais
Entrevista com o Prefeito de Buriti dos Montes Valmi Soares
Prefeito Valmi Soares e Junior Morais

A equipe de reportagem do PORTAL.BURITI.COM realizou uma entrevista exclusiva com o Prefeito Valmi Soares, nessa o mesmo fala de forma resumida sobre esse longo percurso que teve como um dos principais protagonistas do desenvolvimento da cidade de Buriti dos Montes.

José Valmi Soares, 63 anos, católico, muito conhecido por sua generosidade e humildade, é natural de Buriti dos Montes, nascido em 15 de Dezembro de 1955, filho dos agricultores João do Monte Soares e Ana Soares dos Prazeres, o gestor da cidade de Buriti dos Montes é casado com a então Secretária de Educação Maria de Lourdes da Silva Soares, dessa união tem como filhos: José Valmi Soares Segundo (Casado com Francisléa Abreu), Ana Hilda da Silva Soares (Casada com Fernando Cavalcante) e Claudio Luache Soares (Casado com Dayane Meneses), completando a família Sr. Valmi tem como netos Nataly Louana, José Lucas e Maria Fernanda.

“Seu Valmi” como é carinhosamente chamado por todos teve início na vida política tendo como maior inspiração seu irmão e Primeiro Prefeito da cidade de Buriti dos Montes, o falecido Francisco Soares (Chico Soares). A sua primeira investidura na política aconteceu na eleição de 1996 como candidato a Vice-Prefeito de Professor Soares. No ano 2000 e a pedido da população lançou sua candidatura à Prefeito do Município, após vitória em 2001 deu início a um legado que se estende até hoje, tendo como principal objetivo em sua vida Política o desenvolvimento da cidade de Buriti dos Montes.

Em 2004, já como Prefeito concorreu mais uma vez e venceu novamente atuando mais uma vez como gestor entre os anos de 2005 – 2008, entregando a pasta para seu aliado Professor Soares, que administrou o município entre 2009-2012, nesse período deu continuidade em alguns de seus trabalhos como Secretário de Obras do Município. Seu Valmi voltou a concorrer à Prefeito Municipal em 2012 e pela terceira vez assumiu a Prefeitura de Buriti dos Montes entre 2013-2016, ainda no ano de 2016 concorreu pela quarta vez e venceu novamente e está à frente da Prefeitura cumprindo o mandato de 2017 à 2020. Vale ressaltar que em seu 1º mandato e no terceiro foi eleito com mais de 80% dos votos válidos, demonstrando assim seu alto índice de aprovação no município.

Portal Buriti: COMO INICIOU SUA VIDA POLÍTICA?

Valmi Soares: Tudo isso iniciou devido a ter dois irmãos envolvidos na política, Raimundinho Soares e Chico Soares, então particularmente eu não tinha muita vocação política, isso ocorreu quando Buriti dos Montes foi emancipado e Raimundinho ficou em Castelo e Chico Soares veio à Buriti dos Montes se tornando o 1º Prefeito do município, mas infelizmente faleceu em seu segundo ano de mandato e isso me motivou, assim como fui influenciado a pedido da população pra que eu assumisse uma seqüência de trabalho do meu irmão, assim as coisas aconteceram naturalmente e não como algo programado.

Portal Buriti: O QUE MAIS LHE MARCOU EM SEU PRIMEIRO MANDATO COMO PREFEITO?

Valmi Soares: Tudo que a gente constrói em prol de nossa comunidade, do nosso município, se torna marcante, é importante e ilustra muito, mas o que mais me marcou no início e me chamou muito atenção foram aquelas pessoas, principalmente a parte mais carente que tivemos a oportunidade de ajudar, nosso município ainda hoje é muito carente quando se fala na questão financeira, por isso quando pudemos ajudar pessoas com problemas sérios de saúde, quando implantamos equipes de saúde já foi um enorme avanço para o município, me lembro que fizemos um trabalho bem no início da minha gestão, vária cirurgias de labiopurim, pessoas que nascem com má formação nos lábios, e esse trabalho conseguimos atingir em escala bastante considerada, aproveitando a oportunidade de ter uma equipe que vinha dos Estados Unidos , uma oportunidade única que tivemos, já que hoje leva-se cerca de um a dois anos para conseguir uma cirurgia dessa, o que me tocou foi ver a felicidade das crianças, jovens e até adultos por terem essa oportunidade de melhorar não só a aparência e estética, mas também para um bom desenvolvimento na própria fala.

Portal Buriti: QUAL CONQUISTA CONSIDERA MAIS RELEVANTE AO LONGO DOS TRÊS PRIMEIROS MANDATOS?

Valmi Soares: Bem, o complexo administrativo realmente foi uma grande construção, um bem que facilitou essa turma que presta serviços no município, quando podemos dar um melhoramento principalmente nas condições de Trabalho desses servidores é algo muito gratificante, com instalações modernas, ambiente agradável, espaço adequado, auditório, divisão dos três complexos (educação, saúde e administração), dentre outros benefícios que esse prédio proporciona. Não tenho dúvidas que em termo de construção essa foi a mais importante na minha carreira política. Na sede do município tivemos várias construções em termo de elevação, o colégio Isaura e sua ampliação, construções de várias escolas nas comunidades, em outras houve ampliação, tudo isso é considerado de grande importância já que na época eram as prioridades. Em seguida podemos inaugurar a UBS na localidade Morro do Jati, dentre tantas outras melhorias que conseguimos ao longo dos anos. Então, se formos listar todas as construções seriam muitas, já que nosso grupo esteve sempre presente nessa evolução notável que temos hoje em nosso município.

Portal Buriti: BURITI DOS MONTES É BASTANTE ELOGIADA PELA LIMPEZA E RUAS CALÇADAS, ISSO PODE SER CONSIDERADO COMO CARACTERÍSTICA DE SUAS GESTÕES?

Valmi Soares: Nos meus dois primeiros mandatos priorizei sim essa limpeza e acessibilidade nas vias de acesso, no término do meu segundo mandato deixei a sede do município 100% calçada, fazíamos um trabalho acho até melhor que hoje por serem menos ruas na época, assim como na limpeza, acredito que antes a que realizávamos era melhor que hoje, então como todas as ruas da cidade já estavam calçadas levamos também calçamento para o interior do município como; Jatobá Medonho, Nova Olinda, Morro do Jati, Tranqueira e Cana Brava.

Portal Buriti: QUAL SUA AVALIAÇÃO NOS PRIMEIROS DOIS ANOS DESSA GESTÃO (QUARTO MANDATO)?

Valmi Soares: Pois é, a cada ano que passa vai-se percebendo os avanços, apesar de ainda faltar muito, podemos notar que o Brasil melhorou muito em alguns aspectos; os meios de comunicações, a infra-estrutura, a Educação, Saúde, enfim, tudo vem melhorando gradativamente, claro que ressaltamos a necessidade de muitas melhoras. Tivemos a felicidade de concluir e inaugurar nesse ano de 2018 a Praça de Eventos, onde estamos podendo proporcionar um espaço para as mais diversas formas de expressão cultural, onde a turma está usufruindo fazendo atividades físicas além do proveito nos eventos festivos, tivemos também a inauguração da UBS na Sede, que é mais uma grande obra e de enorme relevância para o município, construímos garagem para essa enorme frota que estamos tendo atualmente, Depósito do SAAE, cemitérios nas localidades Jati e Tranqueiras, uma belíssima praça na localidade Jatobá Medonho, em 2018 realizamos uma ampliação na Escolinha Tia Deca, com construção de Playground, com o objetivo de dar um ambiente ainda mais agradável para nossas crianças, obras essas de extrema relevância para nossa cidade.

Portal Buriti: SOBRE A EQUIPE DE GOVERNO, HAVERÁ ALGUMA MUDANÇA , NOVIDADE OU VAI CONTINUAR COM A MESMA PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS?

Valmi Soares: Bem, a Gestão não tem problema nenhum com a equipe atual, muito pelo contrário, só tenho a agradecer pelo serviço prestado por todos, salvo se alguém que queira mudar sua qualidade de vida para uma melhor, saindo da rede Pública para uma privada por escolha própria, além disso não pensamos em realizar nenhuma mudança, já que o trabalho tem sido realizado tem obtido resultados positivos.

Portal Buriti: SOBRE A SAÚDE CONSIDERA QUE O SETOR TEM MELHORADO NESSA GESTÃO:

Valmi Soares: Mesmo diante de todas os obstáculos nos últimos anos viemos crescendo na melhora dos atendimentos de forma geral, mesmo com todas as dificuldades 2018 foi um ano muito proveitoso, ampliação da nossa frota, conseguindo assim um aumento de 5 novos carros para a equipe da saúde; 2 Fiats, 1 L200, 1 Ambulância, 1 Van. Dentre os automóveis a Van e 1 Fiat para assistência Social foram comprados através de recursos próprios, tivemos um investimento muito grande e importante em 2018, posso afirmar que o maior de todos que já pudemos realizar, realizamos melhoria e compras de equipamentos para a saúde através de Emendas parlamentares, conseguindo assim melhorar bastante toda a área da Saúde. Além dessas melhorias tivemos nos últimos anos tivemos inaugurações de UBS em algumas localidades.

Portal Buriti: SOBRE A EDUCAÇÃO CONSIDERA QUE O SETOR TEM MELHORADO NESSA GESTÃO:

Valmi Soares: Nos últimos anos priorizamos a melhora na educação, notamos essa crescente através do próprio IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) se mantendo sempre nos primeiros lugares, embora não tenha conquistado nessa última vez o 1º lugar como estávamos acostumados, conseguimos continuar subindo no índice, porque a maior dificuldade é subir e não manter a crescente no índice. Isso tudo considero um enorme avanço. Assim como as melhorias nas escolas como mencionamos acima, acredito que Educação de qualidade se tornou um adjetivo para a cidade de Buriti dos Montes, prova disso são os resultados que temos obtido nos últimos anos, bem como os resultados que obtivemos através do grande aliado nessa crescente que é o Projeto Jasmim.

Portal Buriti: SOBRE A FESTA DO MUNICÍPIO DE BURITI DOS MONTES QUE VAI ACONTECER EM ABRIL, JÁ HÁ ALGUM PLANEJAMENTO?

Valmi Soares: Em parte, claro que temos que nos preparar cedo e já é tempo de nos preparar, mas como temos ainda o carnaval que acontecerá em Março, e temos uma tradicionalidade nesse evento, por isso estamos priorizando momentaneamente o Carnaval, ao mesmo tempo em que estaremos nos preparando para a Festa da Cidade, porque é mais uma festa de tradição e seria uma pena se não pudéssemos realizá-la, falando em tradição também já tivemos a II Semana Cultural, nessa conseguimos um público bastante considerado em 2018 comparado ao ano anterior, mais uma festa que está se tornando tradição, trazendo ainda mais organização pelo fato de termos agora um grande e belo espaço para essas festividades, a Praça de Eventos.

 

Portal Buriti: COMO ESTÁ SUA RELAÇÃO COM A CÂMARA DE VEREADORES?

Valmi Soares: Sempre tivemos um bom relacionamento, nesses dois últimos mandatos tivemos uma maioria na casa e isso facilita bastante essa comunicação, mas mesmo em tempos que tivemos a quantidade de vereadores quase iguais sempre mantivemos essa relação agradável, obedecendo claro todos os critérios necessários, na verdade a Prefeitura agradece o posicionamento dos vereadores que sempre procuram aprovar os Projetos de Leis que são prioritários.

Portal Buriti: EM RELAÇÃO AO GOVERNO ESTADUAL COMO ESTÁ A RELAÇÃO DA PREFEITURA DE BURITI DOS MONTES?

Valmi Soares: Pois é, Buriti dos Montes em seus quase 27 anos de emancipação nunca teve a oportunidade de ter um Governador voltado para o nosso município, o atual Governador vem sempre com boas promessas no sentido de beneficiar o município e a gestão, mas não vem acontecendo como o prometido. O Governo vem ao longo do tempo prometendo e não cumprindo, hoje podemos citar o Estádio, que seria uma obra que beneficiaria essa garotada que é apaixonada por futebol e necessita de um espaço como esse para poder praticar suas atividades, promessa essa que vem se estendendo desde o ano de 2010, um convênio entre Estado e Município onde o Governo repassou apenas 50% do valor estimado. Além deste temos um início da construção do Matadouro que ficou inacabado, mais uma obra que parou devido à falta de repasse do estado, promessas de asfalto em vias publicas da cidade, além de várias outras promessas, mas o maior sonho da turma de Buriti dos Montes seria ver a construção desses 19 Km de asfalto que restam para ligar os Estados do Piauí e Ceará, promessa que se arrasta há muito tempo, enquanto o Governo do Ceará está realizando uma obra enorme que é o rebaixamento da Serra e alargamento da estrada que liga nosso estado, obra essa que facilitará a acessibilidade de Piauienses e cearenses que transitam essa PI, evitando assim muitos acidentes, que inclusive eram freqüentes naquelas vias. Mas mesmo assim, mesmo sabendo que as informações que temos não são as melhores, o sonho continua e esperamos que esta obra seja realizada, enfim, diante tudo isso a relação entre Buriti dos Montes e Governo do Estado não é das melhores, não por conseqüências políticas, mas sim por falta de compromisso por parte do Estado.

Portal Buriti: QUAIS OBRAS ESTÃO POR VIR EM BURITI DOS MONTES?

Valmi Soares: Nunca chegamos ao topo que queremos, mas a gente anseia sempre o melhor para nossa cidade, temos já empenhado na União, mais calçamentos, na agricultura temos recursos empenhados para a compra de tratores, na FUNASA temos recursos empenhados para abastecimento de água, melhoramentos que esperamos concretizar nos próximos anos. Além deste temos uma grande novidade, que é o Programa Avançar Cidades, é um empréstimo entre Caixa Econômica e Prefeitura, Buriti dos Montes está pleiteando cerca de 5 milhões de reais para ser distribuídos na inserção de calçamento e asfalto nas vias públicas do município, além de também ser investido na instalação de sinalização e iluminação, buscando mais uma vez erradicar ruas de areia e piçarra na zona urbana do município, espero que ainda aconteça na minha gestão e principalmente no ano de 2019.

Portal Buriti: EM 2020 É UM ANO ELEITORAL, COM SUA IMPOSSIBILIDADE DE SER CANDIDATO TODOS ESPERAM OBVIAMENTE A INDICAÇÃO POLÍTICA DE UM NOME PARA OCUPAR O CARGO DE PREFEITO PELO SEU GRUPO POLÍTICO, POPULARMENTE CHAMAM DE “CANDIDATO DO PREFEITO”, JÁ TEM UM NOME OU NOMES? PERFIL? O QUE PODE ANTECIPAR PARA A NOSSA REPORTAGEM?

Valmi Soares: No momento um nome em si ainda não temos, mas tenho sim um perfil, sou um cara que sou muito grata pelo que fizeram comigo, nada mais justo que retribuir tudo isso indicando um que fez parte dessa história, que vem lutando, batalhando e que já tenha carreira política dentro do nosso município, então com certeza não será uma indicação minha e sim do grupo, que praticamente desenvolveu Buriti dos Montes, por isso a escolha sairá dentro desses que participaram da construção do município, aquele que acharmos que é o melhor e que seja bem acolhido pela população e do agrado dos eleitores, tudo isso é uma problemática que temos que resolver primeiramente em acordo, segundo reunindo todo o grupo e por último tendo a compreensão de todos que lidam e lutam pelo bem estar do município.

Portal Buriti: O QUE O POVO DE BURITI DOS MONTES PODE ESPERAR DO PREFEITO VALMI PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS?

Valmi Soares: Eu pretendo fazer o máximo, como costumo dizer estou preparando um lugarzinho pra eu morar, não penso em sair de Buriti dos Montes, portanto tudo o que eu puder fazer de melhor será com maior prazer, diante de tudo isso acho relevante que, pretendo concluir meu mandato como os demais, agindo de forma justa, honesta e transparente, dando assim seguridade para o município, assim como tranqüilidade para a população buritiense.

Portal Buriti: DEIXE UMA MENSAGEM PARA A POPULAÇÃO BURITIENSE

Valmi Soares: Primeiramente quero agradecer a todos, não só por esse ano que passou e nem por esse que está chegando, mas sim por todos que passamos juntos, desejo que todos tenham um ano novo cheio de realizações e que consigam realizar seus objetivos, esperamos que a população possa com sua sabedoria fazer uma análise no dia e na hora certa saiba escolher aquele que possa vir a me substituir, a tomar conta da administração pública, que essa pessoa seja competente e capaz de tratar bem a todos, assim como fiz durante esses anos como administrador. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer a todos pela seqüência de mandatos que já me conduziram, dizer que fico feliz pela compreensão de todos, tanto pela parte política como administrativa, todos aqueles que cooperam, colaboram e que fizeram junto a mim a administração, agradeço de modo geral todos os funcionários da Prefeitura, assim também como aqueles que fazem parte e fizeram parte da municipalidade, que ajudaram direta ou indiretamente, que vem colaborando e contribuindo para que nosso município se torne bom e reconhecido por todos.