Anterior

Confira a 1ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Buriti dos Montes

02/10/2017

Anterior

Próxima

Câmara municipal de Buriti dos Montes realiza audiência publica com saúde e contador do município

03/10/2017

Próxima
03/10/2017 - 13:29
A Câmara Municipal de Buriti dos Montes realiza ultimas sessões do mês de Setembro

A Câmara Municipal de Buriti dos Montes realizou nesta sexta-feira, dia 29 as ultimas sessões ordinárias do mês de setembro, onde contou com a presença do presidente e vereador Francisco Herculano Soares Lima, Vereadora e Primeira Secretária Maria Arlete Leite e dos seguintes vereadores: Antônio Edmilson Soares Monte, Antônio Erneudo Melo Barbosa, José Olavo Marinho de Loiola, Vereador Francisco das Chagas Marinho Neto, Francisco Wagno Furtado Soares e Jose Lusinaldo Soares.

Pequeno Expediente: Nada Constou

Logo em seguida foi facultada a palavras a todos os vereadores presente:

O Vereador Jose Lusinaldo Soares, iniciou suas palavras saudando todos os vereadores e população presente com uma boa noite, em seguida apresentou uma Lei assinada e publicada pelo governador em abril de 2017 onde trata sobre a mudança da circunscrição do território do município de Buriti de Buriti dos Montes. Com isso o vereador fez através de uma apresentação no telão uma pequena explanação sobre o território do município e a mudanças que aconteceram, mudanças essas como algumas áreas que saíram do município e outras áreas entraram. Nessa pequena apresentação o vereador explicou que algumas áreas como Localidade Jati e Taiti que antes era considerado de São Miguel do Tapuio hoje voltam a ser de Buriti dos Montes e explicou também casos de outras áreas como a comunidade Angico Branco que antes uma parte era Buriti dos Montes e hoje toda comunidade é de Castelo do Piaui. Finalizou suas palavras agradecendo todos os moradores da Localidade Jatobá Medonho pelo convite e o acolhimento que teve com sua pessoa durante as festa dos festejo da comunidade. e que voltará a participar dessas belíssimas festa sempre que for convidado.

O vereador Antonio Edmilson Soares Monte, iniciou seu pronunciamento comentando ainda sobre a questão dos litígios, bem como o ré mapeamento do município de Buriti dos Montes, que ainda quando presidente desta casa participou de algumas discursões neste sentido que são muitos os problemas de comunidades em litigio na região dos carnaubais, citou exemplo de discussões da época e que perduram até os dias atuais com algumas comunidades.

O vereador Francisco de Assis Batista, também iniciou seu pronunciamento falando acerca das dúvidas territoriais, falando da história de vida dele que veio da serra cearense e que as mudanças territoriais dentro do município foram muitas, que o estado do Ceará adentrou ao município de Buriti dos Montes e ao Estado do Piauí, mais que algumas vantagens foram ofertadas pelos municípios cearenses e que levaram o povo a se ligar aquele estado e facilitaram a modificação das cartas do exército e a aprovação do atual mapa oficial do IBGE.

O vereador Antonio Ereneudo Melo Barbosa, deu apoio ao pronunciamento do vereador Francisco de Assis Batista, que a questão da eletrificação no estado Ceará é bem mais desenvolvida e presente, que aqui mesmo com os projetos não se erradica a falta de energia, que é direito de todos e que o nosso estado peca bastante na eletrificação rural, agradeceu em nome da comunidade Jatobá Medonho pela participação dos buritienses nos festejos daquela comunidade, que há muito não via muita motivação como visto neste ano, parabenizou ao São Paulo Buritiense que fez uma grande partida na decisão da nona copa de Jatobá Medonho, mais que o Divisa foi guerreiro e lutador e sagrou-se campeão, parabenizou diretores e jogadores, que defenderam honrosamente a sua comunidade, passou a falar sobre o campeonato Municipal que o Divisa vem forte para representar a comunidade Jatobá Medonho.

O vereador Francisco Wagno Furtado Soares, iniciou seu pronunciamento  parabenizando a equipe da saúde e das finanças que esteve na sede da câmara municipal apresentando relatórios de gestão e previsão de orçamentos para 2018, mostra o compromisso dos gestores com o município, parabenizou a comunidade Jatobá Medonho pelos grandes festejos realizados na comunidade, que foi uma grande festa da religião e do esporte, passou a convidar para os festejos da comunidade Tranqueiras, que se inicia agora, passou a convidar para o campeonato municipal que vem aí com força total que o campeonato tem muitas inovações e que será um grande evento baseado no novo calendário de esportes do município, falou sobre o novo cadastro de atletas, que vem para organizar o esporte e parabenizou o Coordenador de Esporte do município Marcelo Cavalcante pelo o grande empenho que vem tendo pelo o esporte de nosso município.

O vereador Francisco das Chagas Marinho Neto, iniciou seu pronunciamento falando dos festejos da Comunidade Jatobá Medonho, que foi a decisão do campeonato, voltou triste com a derrota do São Paulo Buritiense mais feliz pela grande  decisão, que o Secretário Estadual de Turismo Flávio Nogueira Júnior patrocinou aquele evento esportivo, que esteve no encerramento dos festejos religiosos e foi um grande evento também, que acompanhou licitações de obras de calçamento para o nosso município, realizadas em Teresina na semana passada, que a empresa vencedora seja tão responsável quanto a empresa que está realizando o calçamento da comunidade Jurema, apresentou minunciosamente os valores investidos por aquela secretaria estadual e o governo do estado, que está feliz pelas conquistas, torcendo para a realização das mesmas, comentou que quer apresentar nesta casa um título de cidadão deste município para o Deputado Flávio Nogueira Junior, pois nunca houve tanta destinação de recursos para este município e isso faz dele cidadão justo de tamanha honraria.

O vereador e presidente Francisco Herculano Soares Lima, iniciou falando sobre a reunião do território dos carnaubais que acontece em Buriti dos Montes na próxima terça feira dia 3 no Auditório João do Monte, e que nesse sábado dia 30 acontecerá na praça da matriz à feira municipal da agricultura, que ocorre no ultima sábado de cada mês, comentou sobre o festejo de São Francisco na comunidade São Francisco, em seguida os festejos de Nossa Senhora de Aparecida na comunidade Tranqueiras, que aguardamos ansiosamente a ordem de serviço pelo governo do estado para a contrução da PI que liga Buriti dos Montes ao estado do Ceará.

Ordem do Dia Constou das seguintes matérias:

Requerimento Nº 22 de 2017, que solicita que seja providenciado recoperação da Estrada com colocação de piçarra, na estrada do cemitério da Localidade Recanto até a residência do senhor Antonio Zuca. De autoria do vereadora Maria Arlete Leite. O Vereador Presidente Francisco Herculano Soares Lima em seguida colocou em discussão e votação as matérias constantes na ordem do dia, sendo as mesmas aprovadas em Primeira votação.

 

Requerimento Nº 20 de 2017, que solicita que seja providenciado a  colocação de piçarra, na estrada do cemitério São Francisco na Comunidade de jatobá Medonho. De autoria do vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa. Requerimento Nº 21 de 2017, que solicita que seja providenciado a colocação de piçarra, na estrada que liga Jatobá Medonho a Comunidade de Cana Brava, no trecho de Olho D’agua até Cana Brava. De autoria do vereador Antônio Erneudo Melo Barbosa. Projeto de Lei número 07 de 2017, que dispõe sobre a alteração do Artigo Número 187 da lei nº 48 de 19 de setembro de 1997, que dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos, do Municipio de Buriti dos Montes e dá outras providencias. Projeto de Decreto Legislativo número 29 de 2017, que dispõe sobre concessão de Medalha de Honra ao Mérito legislativo a senhora Maria Zélia Soares Lins, e dá outras providencias. De autoria do vereador Francisco Wagno Furtado Soares. Projeto de Decreto Legislativo número 30 de 2017, que concede Título de Cidadania Honorária de Buriti dos Montes ao senhor Jurandi Frutuoso Silva. De autoria do vereador Francisco Wagno Furtado Soares. Projeto de Lei número 08 de 2017, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar Municipal Nº 20 de 30 de dezembro de 1993, e alterações, que aprova o Código Tributário do município de Buriti dos Montes, e dá outras providencias. O Vereador Presidente Francisco Herculano Soares Lima em seguida colocou em discussão e votação as matérias constantes na ordem do dia, sendo as mesmas aprovadas em Segunda votação.

 

 

Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a presente sessão, marcando outra para o dia 06 de outubro.



Veja mais fotos:




Link:




Deixe seu comentário



Buriti dos Montes - Hoje
Máxima: 30°C    Mínima: 20°C
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.